As peças para esquadrias são essenciais para que as janelas ou portas nas quais elas serão utilizadas tenham um bom funcionamento.
Elas podem e devem ser compostas por materiais de elevada qualidade, sendo responsáveis por uma maior eficiência e uma durabilidade mais longa.
Além dos componentes para esquadria da linha linhas 16, 20 e 25, existem as peças desenvolvidas sobre medida através da ferramentaria.
Continue lendo para saber mais!
O que são esquadrias?
Em termos técnicos, as esquadrias nada mais são do que itens empregados para fechar vãos existentes em ambientes residenciais ou comerciais.
Em outras palavras, onde há uma janela e uma porta, sem sombra de dúvida haverá uma esquadria.
Elas podem contar com os mais diversos tamanhos, materiais e formatos e selecionar aquela que será usada vai depender do propósito do objeto em questão.
Desse modo, elas podem ser utilizadas tanto em ambientes maiores, como salas e afins, quanto em áreas de menores proporções, como um banheiro, por exemplo.
Vale a pena reforçar que existem normas da ABNT que determinam alguns critérios para a passagem de luz.
Dito de outra forma, isso significa que em áreas cuja permanência é mais prolongada, é preciso possuir aberturas apropriadas para fornecer uma boa iluminação.
Assim sendo, as esquadrias são elementos cruciais.
Embora as esquadrias mais usadas são de alumínio, existem algumas construções e projetos que pedem outros materiais como: PVC, alumínio, vidro, madeira e ferro.
No entanto nenhum destes materiais se compara a durabilidade das esquadrias de alumínio.
É de suma relevância fazer a manutenção das esquadrias e suas respectivas peças, dado que elas sofrem desgastes.
Ademais, como elas ficam expostas, elas precisam dessa manutenção para evitar ao máximo a necessidade de consertos.
Variabilidade e importância das peças para esquadrias
Inquestionavelmente, as peças para esquadrias podem ser as mais diversas, sendo utilizadas para o processo de montagem, instalação e até mesmo reforma das esquadrias.
Certamente que uma esquadria demanda várias peças, mas algumas das principais são as guias, os fechos e os limitadores.
É essencial salientar que todas as peças podem ser comercializadas de maneira separada, suprindo assim necessidades distintas.
Ademais, as peças para esquadrias podem apresentar diferentes tamanhos, cores e formas, sendo selecionadas em consonância com as demandas de cada cliente.
Sempre que for adquirir peças para esquadrias, lembre-se de escolher aquelas cuja fabricante trabalhe sempre com o maior rigor e respeito às normas de segurança e também de meio ambiente, propiciando itens que não apenas tenham um bom preço, mas também ofereçam uma excelente qualidade e que o atendimento seja impecável.
Pode soar frivolidade, mas estabelecer critérios assim mais rígidos fazem uma grande diferença na hora de comprar os acessórios, ainda mais se eles ofertarem um enorme diferencial em comparação com outros ambientes.
Desenvolvimento de peças para esquadrias e sua manutenção
O desenvolvimento de peças esquadrias é um diferencial da Rimale.
Além das linhas tradicionais da linha popular e de alto padrão (16, 20 e 25) a empresa desenvolve peças personalizadas através da ferramentaria.
O setor de desenvolvimento de peças exclusivas de esquadrias pode ser feito pela Rimale.
Essas peças têm algumas variações, a depender do tipo de esquadria que está sendo confeccionada e o material que está sendo utilizado para a sua confecção.
Independentemente de qualquer detalhe, a criação de peças para esquadrias deve obedecer a critérios rigorosos e bem definidos.
Afinal, é essa preocupação e cuidado na fabricação do item que ajudará a garantir que o mesmo tenha toda a qualidade e eficiência necessária.
Quanto maior o esmero em sua elaboração, maior será a durabilidade, resistência e funcionalidade.
Não obstante, há basicamente dois tipos de peças para esquadrias que podem ser desenvolvidas: os componentes e os acessórios.
Um componente nada mais é de que um item que integra o sistema de caixilharia e faz parte do sistema de funcionamento da esquadria, sendo essencial para definição do sistema em questão.
Por outro lado, um acessório é simplesmente um elemento extra da caixilharia, um detalhe a mais que ajuda a melhorar o funcionamento da esquadria ou deixa-la mais requintada, em montagens mais rebuscadas.
Além desse empenho em adquirir produtos que foram desenvolvidos com dedicação e excelência, é imprescindível que haja um esforço dedicado a manutenção não apenas das esquadrias como um todo, mas também para a manutenção das peças em específico, uma vez que esse “todo” é composto de várias partes.
A importância da manutenção
É claro que é muito importante escolher peças para esquadrias que sejam duráveis e tenham muita qualidade.
Entretanto, é inegável que existe a necessidade de manutenção das mesmas, a fim de que elas possam de fato ter uma duração mais longa e funcionem perfeitamente.
Da mesma maneira que diversos outros objetos, as peças para esquadrias sofrem com a interação com o meio, com o desgaste pelo uso e também aquele desgaste natural que ocorre com o tempo.
Dado que elas são continuamente expostas ao intemperismo e a vários agentes agressivos, a manutenção é fundamental.
Preferencialmente, deve-se prezar por uma manutenção preventiva, ou seja, uma manutenção feita com uma dada regularidade, de maneira prévia, com o objetivo de evitar ao máximo que haja uma queda no desempenho.
A periodicidade dessa manutenção é pautada em um planejamento cuidadosamente elaborado.
No decorrer dessa manutenção regular, normalmente detectam-se problemas pertinentes ao funcionamento, desempenho e estanqueidade, que acabam causando impactos negativos não apenas na estética do local onde está instalada, mas também afeta a experiência e a segurança dos respectivos usuários.
Ademais, quanto antes for detectado um problema com uma determinada peça, melhor, pois além de evitar maiores dissabores, os custos são bem menores do que quando é preciso remediar a situação por inteiro.
A carência de manutenção preventiva nas peças para esquadrias pode provocar a perda da garantia do item, se porventura for averiguado que não houve a devida manutenção de acordo com as normas.
Aliás, há normas oficiais referentes a manutenção de edificações.
Ora, uma vez que as esquadrias integram uma certa edificação e não prezar pela manutenção preventiva da peça acaba influenciando as condições da esquadria em sua totalidade e isso é entendido como descumprimento do programa de manutenção proposto pelas normas.
Cabe salientar que a manutenção preventiva das peças para esquadrias engloba limpezas regulares, averiguação da regulagem, ajustes ou substituição de componentes.
Conheça a Rimale
A Rimale iniciou suas atividades em 2007 através do fornecimento de componentes no segmento de esquadrias de alumínio.
Devido a necessidade do mercado, aumento o portfólio de produtos e se posicionou como uma empresa de desenvolvimento e fornecimento de componentes, com capacidade de apoiar seus clientes em todas as etapas do processo: processo de desenvolvimento, molde e produção.
Desde a sua fundação a Rimale manteve um histórico positivo de crescimento, alavancado pela implementação de novas ferramentas e ampliação da capacidade produtiva, amparado por um atendimento diferenciado aos seus clientes, gerando parcerias de longo prazo.
A Rimale possui um portfólio diversificado com mais de 200 itens produzidos em Nylon. Dividido
basicamente em 3 linhas, seguindo uma classificação de mercado:
- Linha 16 considerada no seguimento uma linha para popular
- Linha 20 seria uma linha superior a 16 onde no seguimento é considerado como uma linha intermediaria
- Linha 25 que inicia como uma classificação de linha de alto padrão superior a linha 20 e temos outras linha que denominamos de Linhas Especiais que são componentes fabricados de acordo com a necessidade de alguns clientes de forma individual.
A empresa planeja introduzir novos itens ao portfólio, de linhas superiores (linha 32), também em alumínio, com objetivo de angariar clientes de grande porte e ampliar o marketshare em territórios dominados por grandes players, como na região Sul.
Para saber mais sobre o assunto entre em contato com a Rimale.